Sequestro à la francesa!

sequestrado

Antes de falar sobre o sequestro à la francesa eu queria descrever pra vocês as circunstâncias em que descobri que isso acontecia por aqui.

Bem… estava eu no ano 2 da minha vida francesa (en 2009), lavando louça, preparando o jantar e escutando o jornal quando uma notícia me deixou de queixo caído!

Nesse momento eu esqueci minhas panelas no fogo e fiquei por 5 minutos paralisada diante da televisão, enquanto um sentimento de amor profundo pelos franceses tomava conta do meu coração.

Eu ouvia extática a reportagem que falava de pais de alunos que haviam sequestrado o diretor da escola, porque o mesmo não tomava nenhuma providência em relação aos sucessivos pedidos de afastamento de um professor.

O caso foi o seguinte: as crianças chegavam vários dias na semana em casa chorando e reclamando do professor que não parecia ser alguém muito tolerante com os alunos.

Os pais começaram a conversar entre si e descobriram que a situação estava acontecendo com várias crianças. Então eles decidiram conversar com o professor para ver se a situação melhorava e aparentemente nada aconteceu, pois as crianças continuavam voltando pra casa aos prantos.

surpresaNesse momento eles decidiram se juntar e conversar com o diretor da escola sobre o assunto.

O tempo passou e a reportagem contava que depois disso a situação continuava a mesma e que então eles decidiram fazer um abaixo assinado, para tirar esse professor da escola.

O abaixo assinado parecia não ter dado em nada, pois depois de tudo isso a situação continuava a mesma, ou seja: o professor continuava na escola e as crianças com sérios problemas em relação à ele.

A essa altura, os pais decidiram tomar uma atitude mais séria e sequestraram o diretor da escola até que ele tomasse uma atitude para solucionar o problema.

Na reportagem, eu me lembro que o reporter falava que a situação estava sobre controle, mas que os pais dos alunos tinham deixado as crianças em casa, tinham invadido a escola e sequestrado o diretor. E que eles só o liberaram quando ele assinou um documento garantindo a saída do professor da escola.

Voilà! (Aí está!) É assim que funciona um sequestro à la francesa!

E o mais interessante disso é que os franceses não se limitam só a sequestrar diretores de escola, mas várias vezes eu vi na TV reportagens mostrando diretores que foram sequestrados pelos funcionários da empresa porque os salários foram congelados, ou porque não foram aumentados, ou ainda porque a empresa tinha feito um plano pra demitir centenas de funcionários e eles não iriam aceitar facilmente o fato de perder o emprego que tinham.

Gente, dá pra imaginar minha cara de dona de casa com a janta queimada?

dona de casa surpresa

Se não, então eu espero que vocês possam imaginar a minha cara de brasileira, chocada vendo essas notícias no jornal, dizendo que os sequestros na França não tinham nada a ver com o que eu conhecia até então, ou seja: sequestro com violência, sequestro por dinheiro, sequestro por oportunismo, sequestro por maldade e sequestro por qualquer outra coisa, MENOS sequestro para lutar por algum direito, ou convicção.

Nesse caso, os pais de alunos sabiam que existia um problema real com o professor e eles tentaram de todas as maneiras possíveis de resolver isso de maneira civilizada. Mas infelizmente, quando alguém não nos escuta, nós somos obrigados a aumentar o ton de voz, e nesse caso, o ton de voz que eles acharam para se fazerem escutar, foi sequestrando o diretor da escola.

Cara, vocês entendem porque eu amo tanto os franceses?

Esse povo é muito louco! E só morando aqui pra se surpreender todos os dias com o que eles são capazes de fazer pra lutar pelas idéias deles.

Eles sabem se unir e fazer as coisas acontecerem. Até hoje eu não deixo de me admirar com a força de espírito desse povo.

Meus amigos, eu não sabia disso antes de viver aqui, porque infelizmente a mídia brasileira não vai falar desse tipo de notícia no jornal nacional.

Eles podem até falar que o presidente da França traiu a namorada, mas eles não vão contar o que o povo francês é capaz de fazer pra lutar por algo no qual eles acreditam.

Isso porque o governo não tem interesse em que o povo abra o olho e tome consciência do poder que juntos nós temos.

É por isso que tantos programas de TV idiotas se proliferam, pois quanto mais alienado o povo for, mais fácil será para aqueles que estão no poder de continuarem controlando nosso país.

É tempo do povo brasileiro escrever a sua própria história e parar de ter medo e de aceitar como verdade absoluta tudo que o patrão, o chefe, o “dotô” (doutor), o diretô (diretor) ou quem quer que seja estiver falando.

É tempo para o Brasil de começar a pensar por si mesmo e lutar por um país mais justo, igualitário e verdadeiramente livre.

Basta de ordem para os pobres e de progresso para os ricos!!

É tempo de se construir uma nova pátria, um novo Brasil!

Antes de partir eu queria contar ainda uma outra curiosidade : sabiam que enquanto em francês existem duas palavras, dois verbos que são usados para falar da ação de sequestrar, em português nós utilizamos a mesma palavra sem fazer a distinção entre esses dois sentidos?

  1. O primeiro sentido vem de : « Kidnapper » do verbo em inglês : to kidnap e que significa pegar uma pessoa para obter uma troca por dinheiro.
  2. E o segundo sentido : « Séquestrer » que quer dizer sequestrar e que consiste numa infração aonde uma pessoa é retida ilegalmente.

Agora, porque os franceses tem duas palavras enquanto nós temos só uma em português? Seria porque pra eles se tornou importante fazer a diferença entre sequestrar por dinheiro e sequestrar por seus direitos ?

Em todo o caso, quando um brasileiro fala de sequestro, isso infelizmente tem um só sentido para nós : é um próximo, uma criança, uma mãe ou um pai de família que foi pego para ser trocado por um bom dinheiro.

Para dar um exemplo pra vocês, há 6 anos que eu vivo na França e eu nunca ouvi na televisão falarem de alguém que foi sequestrado porque queriam dinheiro em troca. Enquanto no Brasil, esse tipo de crime é tão banalizado que faz parte do nosso quotidiano. Eu mesma tive duas pessoas próximas que foram sequestradas em São Paulo: minha prima e o cunhado de uma amiga.

Sabe o que tenho vontade de dizer ? É que é chegou a hora dos brasileiros começarem a sequestrar as pessoas certas pelas razões certas.

Por favor: Parem de sequestrar as pessoas que nos são queridas e vão sequestrar os políticos corruptos, que roubaram nosso dinheiro, o dinheiro dos nossos hospitais, o dinheiro para desenvolver os meios de transporte da cidade, o dinheiro das nossas escolas, universidades, dos parques que nós não temos, dos clubes de esporte para nossas crianças, dos cursos de língua estrangeira para aqueles que tem vontade de aprender, de formações para adultos que queiram ter uma profissão, tanta coisa que poderia ser feita e não é.

Sequestremos à la francesa! Com elegância e pelos nossos direitos!